Corguinho

História

O povoamento de Corguinho teve início em 1931, quando uma leva de garimpeiros – nortistas e nordestinos, tomaram conhecimento de garimpos nos córregos Carrapato e Formiga. Corguinho é topônimo originado do córrego do mesmo nome que banha a cidade.

Os garimpeiros insatisfeitos com o resultado da exploração, levantaram acampamento e desceram o rio Aquidauana, até a foz do ribeirão Corguinho, onde encontraram novas jazidas de aluvião e os resultados da exploração foram promissores, atraindo novos garimpeiros, consolidando a formação do povoado.

Os garimpeiros ficaram espalhados pelas margens do rio Aquidauana, até sua cabeceira, onde era conhecido como Fala Verdade, sendo, porém, na foz do Ribeirão Corguinho, estabelecido o maior número de famílias, originando assim a atual sede do município.

Em março de 1934, o povoado de Corguinho foi elevado a distrito do município de Aquidauana, conforme a Lei No. 334. Sendo que após o desmembramento do município de Rochedo, na data de 23 de Novembro de 1948, o povoado de Corguinho, passou a pertencer ao mesmo, juntamente com o atual município de Rio Negro. Em 11 de Dezembro de 1953, pela Lei 684, o povoado de Corguinho é elevado à condição de município. É nessa data que o município comemora a sua emancipação política.

Em 1956 o município de Corguinho era servido por uma linha de ônibus até Campo Grande, passando por Rochedo. Nessa época, o município de Corguinho contava com 5 campos de pouso para pequenas aeronaves, um dos quais na sede municipal. Este fato mostra alguns aspectos importantes, primeiro, a exploração da jazida de diamantes já existente, e muitos compradores de pedras (diamantes) chegavam e saiam dos garimpos por via aérea. Esta leva a outra percepção, a qual seja, os exploradores de pedras retiravam o minério da região e não se preocupavam com o investimento no município.

Ainda em 1956, um pouco mais de 20 anos após a descoberta de diamantes na região de Corguinho, o antigo distrito de Rochedo dá mostras do esgotamento das jazidas e, ao mesmo tempo, revela um reordenamento da economia, dirigindo-se para a pecuária e a agricultura.

Dados Gerais

A População Total do Município era de 4.860,00 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).

 Sua Área é de 2.640,81 km² representando 0,74% do Estado, 0,17% da Região e 0,03% de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,72 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Área Territorial: 2.640,81 km² 
Fonte: IBGE
Ano de Instalação: 1953 
Microrregião: Campo Grande 
Mesorregião: Centro Norte de Mato Grosso do Sul 
Altitude da Sede: 320,00 m 
Distância à Capital: 70,53 Km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

Datas Comemorativas

Dados Políticos

Prefeito
MARCELA RIBEIRO LOPES – PSDB

Vice-Prefeito
MARCIO NOVAES PEREIRA – PSD

Prefeitura

Endereço: Rua Antônio Furtado de Mendonça, 10, Centro
Cep: 79460000
Telefone: (67) 3250 – 1428
Fax: (67) 3250 – 1428

Horário de atendimento: 07:00 às 13:00 

Data de Emancipação: 11/12/1953

Transparência

Institucional

Jurídico

Municípios

Diário Oficial

CONHEÇA NOSSO

MATO GROSSO DO SUL

Escolha ao lado uma cidade e tenha informações como:

  • Dados Gerais
  • Demografia
  • Eleições
  • Educação
  • IDH
  • Perfil Sócio Econômico
CORUMBÁ CO AQUIDAUANA AQ MIRANDA MI ANASTÁCIO AN COXIM CX RIO VERDE DE MATO GROSSO RI ALCINÓPOLIS AL COSTA RICA CR FIGUEIRÃO FI SÃO GABRIEL DO OESTE SG BANDEIRANTES BA CAMAPUÃ CA PARAISO DAS ÁGUAS PA CHAPADÃO DO SUL CH CASSILÂNDIA CL PARANAÍBA PB SELVÍRIA SE TRÊS LAGOAS TL ÁGUA CLARA AG BRASILÂNDIA BR SANTA RITA DO PARDO SR BATAGUASSU BT ANAURILÂNDIA AR RIBAS DO RIO PARDO RP ROCHEDO RO JARAGUARI JG CAMPO GRANDE CG SIDROLÂNDIA SI NOVA ALVORADA DO SUL NA TAQUARUSSU TA NOVA HORIZONTE DO SUL NH JATEÍ JT RIO BRILHANTE RB MARACAJU MA ITAPORÃ IT DOURADINA DR DOURADOS DO CAARAPÓ CP JUTI JU NAVIRAÍ NV ITAQUIRAI IQ ELDORADO EL BODOQUENA BD BONITO BO NIOAQUE NI JARDIM JD PORTO MURTINHO PO BELA VISTA BV CARACOL CC PONTA PORÃ PP ANTONIO JOÃO AJ LAGUNA CARAPÃ LC ARAL MOREIRA AM AMAMBAI AB JAPORÃ JP DOIS IRMÃOS DO BURITI DB TERENOS TE CORONEL SAPUCAIA CS PARANHOS PR TACURU TA SETE QUEDAS SQ IGUATEMI IG MUNDO NOVO MN INOCÊNCIA IN NOVA ANDRADINA NO BATAYPORÃ BP RIO NEGRO RN CORGUINHO CN GUIA LOPES DA LAGUNA GL ANGÉLICA AN IVINHEMA IV FATIMA DO SUL FS VICENTINA VC GLÓRIA DE DOURADOS GD DEODÁPOLIS DE APARECIDA DO TABOADO AT PEDRO GOMES PG SONORA SO LADÁRIO LA

Contato

3 + 8 =

× Como posso te ajudar?