Novo Horizonte do Sul

História

Novo Horizonte do Sul originou-se de vários povos vindos dos quatro cantos do Brasil, para trabalhar em terras do Paraguai, e com o passar dos anos se uniram. Lutando para libertarção da escravidão do Paraguai.
Os trabalhadores animados e organizados pelas lideranças de vários grupos das comunidades assumiram a luta pela terra, juntamente com os governos estadual e federal.
Iniciaram as negociações com o Incra, ligado ao governo. Este teve papel fundamental na conquista de negociações ao dar assistência as problemáticas de sua competência.
As famílias enfrentaram difuculdades para chegar  e organizar suas casas no Paraguai, para, posteriormente, enfrentar todo sofrimento no acampamento da cidade de Mundo Novo. Esperaram a negociação da área até que todas as famílias fossem libertas.
Desenvolvimento
Aproximadamente entre  1965 e 1980, o governo criou o novo modelo agrícola, incentivando o plantio de soja e de outras lavouras mecanizadas em grandes extensões, alavancando a exportação ao construir a maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu.

O modelo econômico e político brasileiro favorecia, somente, os latifundiários donos de capital. Muitas famílias foram ao Paraguai em busca de terras para cultivar e retirar o sustento para a família, entraram aos poucos formando grupos e pequenas vilas, mas sofreram com a opressão e a exploração.

 

Na educação, por exemplo, muitas crianças ficaram sem estudar, pois ensinavam em língua castelhana e, muitas vezes, os brasileiros eram recusados por não fluir a língua. Algumas comunidades se uniam e conseguiam professores brasileiros que ensinavam a leitura e a escrita.

 

A cada três meses, os brasileiros eram obrigados a renovar o permício, que lhes permitia a permanência no Paraguai, mas era caro e muitos não tinham condições de pagar. Continuavam a viver  ilegalmente, por isso eram perseguidos e explorados.

 

A terra era fértil, produzia bem, mas, na venda de produtos os preços não eram cotados. Quem trabalhava de arrendatário, entregava grande porcentagem dos produtos aos donos da terra, às vezes até tomavam toda a safra com ameaças. O comércio também era explorador, só conseguiam comprar o indispensável para o sustento e a sobrevivência.

 

Com todos esses problemas e insegurança, a reforma agrária era o sonho de todo brasileiro, Muitas comunidades começaram a lutar para sair do Paraguai, sigilosamente, para que as autoridades paraguaias não descobrissem a ilegalidade. A igreja e alguns políticos apoiavam essa luta.

 

No dia 14 de maio de 1985, cinco líderes foram até Brasília para negociar com o Ministro da Reforma Agrária a situação dos brasileiros ilegais que viviam no Paraguai e que queriam voltar ao Brasil com um lugar para morar. Foram informados de que fora do país nada podiam fazer.

 

Após trinta dias voltaram ao Brasil e fizeram um grande acampamento no Município de Mundo Novo – MS, perto da fronteira, com aproximadamente 800 famílias.

 

O Governo assinou um convênio, mandou alimentação, assistência média e lonas. Mas as famílias das redondezas se ajuntaram ao acampamento formando cerca de 1000 famílias. A área era pequena para tanta gente, faltava higiene, a miséria era presente no local provocando mortalidade, principalmente infantil.

 

As famílias se organizaram em grupos, respeitando sua comunidade de origem no Paraguai, que eram os seguintes: Santa Rosa, Canandu, Cuerpo Christi, Alvorada, Guaivirá, Santa Clara, Figueira, Maracajú, Caarapó, Ponte Kirrá e Guadalupe. Cada grupo tinha sua liderança e comissões.

 

À noite faziam a segurança com rodízio de homens. As lideranças se reuniam freqüentemente com o Incra e outras autoridades. Os grupos de trabalhos, alimentação, saúde e higiene e liturgia celebravam os atos religiosos. Os cadastros de suas famílias eram feitos em Mundo Novo, ainda, com os seguintes critérios: ser casado, ter menos de 60 anos, ter toda documentação em dia, solteiros maiores de 21 anos.

 

A viagem até a fazenda onde receberam suas terras foi sofrida e durou aproximadamente um mês. Situada na Gleba Santa Idalina, da empresa Someco, deram o nome de Gleba Novo Horizonte, porque aqui surgiu uma nova esperança, uma grande mudança, os grupos colocaram-se em localidades estratégicas, onde facilitaria o acesso a água etc. A divisão da área foi programada, lotes com 25 hectares e chácaras com 06 hectares, divididos por sorteio.

 

Logo o posto de saúde começou a funcionar, trouxeram a rede de energia de alta tensão, construíram barracos que eram salas de aula, depois o Incra construiu escolas de alvenaria que existem aqui, ainda hoje, construiu o Centro Comunitário, para reuniões e festas, as igrejas, e surgiam a Associação dos Trabalhadores Rurais, a CPT, a Comissão Pastoral da Terra. O governo continuou acompanhando o povo e incentivando os mini-projetos.

 

No núcleo urbano, os lotes eram cedidos pelo Incra com uma exigência de construção em 90 dias. Assim, a cidade desenvolveu-se rapidamente. Logo surgiram mercados, bares, salões de baile, lojas, farmácias, açougues, veterinária, bancos, etc.

 

Vieram pessoas de variadas classes sociais, a maioria de origem humilde. Muitos aventureiros e curiosos. Os moradores organizaram equipes de futebol, torneios, grandes baiões. A energia elétrica foi rebaixada ao instalar o posto telefônico e a rede de água.

 

A Gleba Novo Horizonte do Sul pertencia ao Município de Ivinhema, Guiraí, Piravevê no Sul do Estado. Com o rápido desenvolvimento, logo surgiu a luta pela emancipação política. Distante de Ivinhema, 58 quilômetros, com estradas sem pavimentação tudo dependia desta. Devido à importância sócio-econômica que o assentamento de 17 de abril de 1992 foi criado o Município de Novo Horizonte do Sul, pela Lei 1.260.

Dados Gerais

A População Total do Município era de 4.858 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).

Sua Área é de 849 km² representando 0.2378% do Estado, 0.0531% da Região e0.01% de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.71 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Área Territorial: 849km² 
Fonte: IBGE 
Ano de Instalação: 1993 
Microrregião: Iguatemi

Mesorregião: Sudoeste do Mato Grosso do Sul
Altitude da Sede: 320 m 
Distância à Capital: 260.,348Km 
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

Datas Comemorativas

Arrancada de Moto – Refere-se a um esporte muito bem divulgado aqui pela região que é o arrancadão de motos. Com prêmios e desportista que vem de muitos lugares e cidades vizinhas.

Corrida de Carroça – Corrida de carroça, um evento que vem sendo praticado a alguns aniversário desde a emancipação de Novo Horiz. Do Sul.

Aniversário – Festa de Rodeio com perna de pau, aniversário de Novo Horizonte do Sul.

12/10 – NOSSA SENHORA APARECIDA

Dados Políticos

Prefeito
ALDENIR BARBOSA DO NASCIMENTO – PSDB

Vice-Prefeito
GIOVANE DONATO DOS SANTOS – PDT

Prefeitura

Endereço: Rua Pres. Getulio Vargas , 130
CEP: 79745000
Telefone: 3447-1500

Horário de atendimento: 07:00 às 13:00

Emancipação: 30/04/1992

Transparência

Institucional

Jurídico

Municípios

Diário Oficial

CONHEÇA NOSSO

MATO GROSSO DO SUL

Escolha ao lado uma cidade e tenha informações como:

  • Dados Gerais
  • Demografia
  • Eleições
  • Educação
  • IDH
  • Perfil Sócio Econômico
CORUMBÁ CO AQUIDAUANA AQ MIRANDA MI ANASTÁCIO AN COXIM CX RIO VERDE DE MATO GROSSO RI ALCINÓPOLIS AL COSTA RICA CR FIGUEIRÃO FI SÃO GABRIEL DO OESTE SG BANDEIRANTES BA CAMAPUÃ CA PARAISO DAS ÁGUAS PA CHAPADÃO DO SUL CH CASSILÂNDIA CL PARANAÍBA PB SELVÍRIA SE TRÊS LAGOAS TL ÁGUA CLARA AG BRASILÂNDIA BR SANTA RITA DO PARDO SR BATAGUASSU BT ANAURILÂNDIA AR RIBAS DO RIO PARDO RP ROCHEDO RO JARAGUARI JG CAMPO GRANDE CG SIDROLÂNDIA SI NOVA ALVORADA DO SUL NA TAQUARUSSU TA NOVA HORIZONTE DO SUL NH JATEÍ JT RIO BRILHANTE RB MARACAJU MA ITAPORÃ IT DOURADINA DR DOURADOS DO CAARAPÓ CP JUTI JU NAVIRAÍ NV ITAQUIRAI IQ ELDORADO EL BODOQUENA BD BONITO BO NIOAQUE NI JARDIM JD PORTO MURTINHO PO BELA VISTA BV CARACOL CC PONTA PORÃ PP ANTONIO JOÃO AJ LAGUNA CARAPÃ LC ARAL MOREIRA AM AMAMBAI AB JAPORÃ JP DOIS IRMÃOS DO BURITI DB TERENOS TE CORONEL SAPUCAIA CS PARANHOS PR TACURU TA SETE QUEDAS SQ IGUATEMI IG MUNDO NOVO MN INOCÊNCIA IN NOVA ANDRADINA NO BATAYPORÃ BP RIO NEGRO RN CORGUINHO CN GUIA LOPES DA LAGUNA GL ANGÉLICA AN IVINHEMA IV FATIMA DO SUL FS VICENTINA VC GLÓRIA DE DOURADOS GD DEODÁPOLIS DE APARECIDA DO TABOADO AT PEDRO GOMES PG SONORA SO LADÁRIO LA

Contato

5 + 4 =

× Como posso te ajudar?