Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, ao mesmo tempo, destaca a importância dos cuidados com a saúde do homem. Com isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência da Saúde do Homem, realizou ontem, dia 6, o Seminário Novembro Azul na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).
Durante o evento, o presidente da entidade e prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, reuniu-se com o vereador Dr. Jamal Mohamed Salém, onde destacou a relevância do mês:
“Acabamos de encerrar uma campanha importante de conscientização, o Outubro Rosa, que alerta as mulheres e a nossa comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Agora, iniciamos o Novembro Azul, voltado para a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. É de suma importância levar campanhas como essa da SES aos gestores de saúde dos municípios, uma vez que enfatiza a relevância do mês e fornece orientações sobre os cuidados com a saúde ao público-alvo”, destacou o gestor.
Segundo a SES, o evento contou com a participação dos coordenadores da saúde do homem dos municípios, maternidade, instituições de ensinos entre outros órgãos da sociedade. O seminário também abordou temas relevantes para a saúde masculina como a importância da prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada e o combate ao sedentarismo que, além de auxiliar na prevenção de doenças, promove bem-estar e qualidade de vida, entre outros assuntos.
Novembro Azul
O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização que ocorre durante o mês de novembro e visa chamar a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
Criado em 2003, na Austrália, o mês de novembro foi escolhido devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. Além disso, o mês concentra-se em promover a saúde dos homens, incentivando-os a fazer exames médicos regulares, como o exame de toque retal e a dosagem do PSA (antígeno prostático específico), que são importantes para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha também destaca combater o estigma que muitos homens têm em relação à realização desses exames e ressalta a importância de cuidar da saúde de maneira preventiva. Durante este mês, são promovidas várias ações de conscientização para abordar questões de saúde masculina, não apenas ao câncer de próstata, mas também abrangendo outros temas, como a prevenção de doenças cardiovasculares, entre outros.