Valdir Couto de Souza Júnior, presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), reuniu-se com representantes do Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres. Durante o encontro, comprometeu-se a apoiar o II Congresso Nacional Mulheres pela Paridade: Igualdade, Paridade e Democracia, agendado para os dias 27 e 28 de junho no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
O Congresso reúne lideranças femininas, mulheres da área acadêmica e especialistas para discutir estratégias e buscar soluções para os desafios enfrentados pelas mulheres na busca por uma representação igualitária.
Valdir Júnior destacou a relevância do evento, especialmente em um contexto onde apenas sete mulheres ocupam cargos de prefeitas no estado. “Este congresso ressalta a urgência da igualdade de gênero em todas as esferas, não se limitando apenas à política. É um evento importante, pois busca não só propor alternativas para promover a igualdade, oportunidades e liderança para as mulheres, mas também fortalecer sua participação na esfera política e institucional”, enfatizou o presidente.
Na reunião, estiveram presentes importantes figuras engajadas na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento dos direitos das mulheres. Entre elas estavam a Advogada especializada em Gênero e Políticas Públicas e secretária da Subsecretaria de Políticas para Mulheres da PMCG, Carla Stephanini, Fabiola Marquetti, Corregedora-Geral e Vice-Presidente da Associação Nacional dos Procuradores – ANAPE, Lucita Azamor, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a Conselheira Seccional da OAB/MS, Larissa Brandão.
O Fórum é composto por uma ampla gama de entidades, incluindo a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Campo Grande-MS, Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Ministério Público do Trabalho da 24 Região , Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Grande-MS, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF, Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (AMAMSUL),Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP/MS), Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso do Sul (ADEP/MS), Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul (ADEPOL/MS), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Conselho Regional de Odontologia do Mato Grosso do Sul (CRO/MS), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (CREA/MS), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU/MS), União de Advogadas do Brasil (UAB/MS) e ONG Paridade de Verdade, Virada Feminina.