Ontem, 28 de junho, os prefeitos e agentes de educação dos municípios, participaram da premiação do Programa “MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança” do Governo do Estado, ação que auxilia as cidades de Mato Grosso do Sul na alfabetização das crianças da rede pública de ensino. Durante o evento, foi entregue R$ 3,6 milhões as escolas que se destacaram com as melhores práticas. Atualmente são atendidas 800 escolas e 112 mil estudantes em todos os municípios do estado.

O trabalho desenvolvido pelo Programa Ms Alfabetiza, visa melhorar a leitura e a escrita dos alunos da rede pública, para estarem adequadas e compatíveis a idade e ao nível de escolarização. Conforme o Governo do Estado, o valor investido foi por meio da SED (Secretaria de Estado de Educação), e R$ 2,4 milhões foram destinados para premiação das “Escolas Destaques” e outros R$ 1,2 milhão para as “Escolas Apoiadas”. O valor será encaminhado às prefeituras para repasse direto às escolas selecionadas.

Durante a cerimônia foram premiadas 30 escolas, classificadas como as melhores, na categoria “Escola Destaque”, considerando os resultados de alfabetização do 2° ano do ensino fundamental.

O presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, estava presente na premiação. Além disso, a Escola Municipal Indígena Gabriel Laureano, do seu município foi a classificada em primeiro lugar no Programa, devido aos seus altos índices de aprendizados alcançados:

Eu sempre falo, uma boa gestão é feita com resultados. Nossa Escola Gabriel Laureano, uma escola do campo, uma escola indígena, ficou em primeiro lugar entre as 800 escolas que fazem parte do MS Alfabetiza. Essa premiação dá a certeza que estamos no caminho certo. Obrigada a toda nossa equipe de educação, que trabalha em prol das nossas crianças, declarou o presidente.

Presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior/ Foto: Edson Ribeiro

Já o Governador, Eduardo Riedel, enfatizou durante o evento a importância da parceira entre o estado e os municípios, no funcionamento e efetividade do Programa:

Estamos no caminho certo. Precisamos de todos engajados, por isso a parceria com os municípios e demais entidades é tão importante e funcionou bem. Afinal, o aluno é um só, e a nossa capacidade de articulação é determinante para o sucesso educacional.

Governador Eduardo Riedel, durante a solenidade de abertura da premiação, onde agradeceu o apoio e presença dos prefeitos reunidos na cerimônia/ Foto: Edson Ribeiro

Governador Eduardo Riedel, durante a solenidade de abertura da premiação, onde agradeceu o apoio e presença dos prefeitos reunidos na cerimônia/ Foto: Edson Ribeiro

Sobre o Programa

A criação do Programa aconteceu em 2021, mas começou a ser integrado nas escolas em 2022 com 100% de adesão dos municípios do estado. No início do programa, as ações contemplaram iniciativas de formação continuada, realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar. Entre aquisição de livros didáticos, custeio de avaliações e de bolsas para formação dos profissionais foram investidos quase R$ 5 milhões. Somando os valores das premiações, o total investido no programa chega a R$ 8,3 milhões em 2023.

Prêmio

Quatro escolas municipais localizadas nos municípios de Nioaque, Jardim, Ladário e Deodápolis, foram as primeiras colocadas nesta edição da premiação. O valor do prêmio destinado a cada “Escola Destaque” é de R$ 80 mil. A primeira parcela, correspondente a 75% do valor total (R$ 60 mil) já está disponível para as unidades escolares. Já a segunda parcela, com o valor restante, será paga no ano subsequente ao do pagamento da primeira parcela e será condicionada à manutenção ou à melhoria dos resultados apresentados no ano anterior.

Nesta primeira edição do prêmio também foi anunciada a concessão de incentivo financeiro para outras 30 unidades selecionadas como “Escolas Apoiadas”, visando o fortalecimento da aprendizagem e a melhorias dos indicadores educacionais. Essas unidades escolares obtiveram os menores índices de aprendizagem e receberão R$ 40 mil para melhorar os resultados aferidos por meio do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul) e mensurados pelo IDAMS (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Mato Grosso do Sul).

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