Com o apoio institucional da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), o 2.º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes começou nesta quinta-feira, 21 de março, no CREA-MS, marcando um importante passo para a modernização e inovação na gestão pública do estado. O evento, que reúne representantes de mais de 60 prefeituras, visa introduzir soluções tecnológicas avançadas para promover eficiência, economia e sustentabilidade nos serviços públicos, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A programação continuará até amanhã (22).

Os projetos já implementados e seus impactos positivos nas administrações públicas serão destacados por meio de uma série de pitches e palestras. Estas sessões irão explorar a importância da digitalização, bem como a aplicação da Inteligência Artificial e da tecnologia Building Information Modeling (BIM) nas gestões municipais.

Além disso, ao longo dos dois dias de programação, ocorrem cerimônias de reconhecimento a prefeitos e projetos que se destacaram por suas inovações significativas. Entre os homenageados, estão a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, pelo projeto de inauguração do Parque Tecnológico; e o prefeito de Batayporã, Germino da Roz, pela implementação da plataforma “Saúde Mais”.

Dentre os diversos projetos apresentados, destaca-se o notável desempenho do prefeito de Batayporã, Germino da Roz, ao implementar com sucesso a plataforma “Saúde Mais”. Em seu discurso, o prefeito Germino Roz compartilhou sua visão sobre o impacto transformador da tecnologia na gestão pública:

Prefeito de Batayporã, Germino da Roz/ Foto: Edson Ribeiro

“A implementação da tecnologia no setor público é verdadeiramente extraordinária, pois nos permite abordar as questões que enfrentamos de maneira eficaz, aproveitando as inovações tecnológicas ao nosso redor. A tecnologia está presente em nossas vidas diárias, por exemplo, através de nossos dispositivos móveis. Hoje, um smartphone não é apenas um telefone, mas uma ferramenta multifuncional que simplifica nossa rotina. Se buscamos essa facilidade em nossa vida pessoal, por que não aplicá-la também ao setor público? Através da implementação de políticas tecnológicas em nosso município, alcançamos avanços significativos na área da saúde, melhorando nosso ranking a nível nacional e estadual. Além disso, essa modernização permitiu que as informações coletadas em nossas unidades de saúde chegassem ao governo federal, incentivando nossa equipe a alcançar metas e aprimorar constantemente nossos serviços. Não é apenas uma conquista pessoal; é uma vitória da minha equipe, da minha secretaria e de todo o município. Graças à nossa união e determinação, conseguimos implementar essa iniciativa com grande sucesso”, destacou o prefeito.

Da mesma forma, Edilson Magro, prefeito de Coxim, foi reconhecido por seu projeto inovador, “Coxim Digital”. Ele compartilhou sua visão sobre a importância de integrar digitalmente a administração pública:

“Para transformar Coxim em uma referência de cidade do primeiro mundo, é fundamental a evolução digital. Implementamos o sistema 1DOC, centralizando as operações administrativas de forma eletrônica, eliminando o uso de papel e integrando todas as secretarias. Esse é o caminho para uma gestão pública integrada, eficiente e sustentável.”

 

Prefeito de Coxim, Edilson Magro/ Foto: Edson Ribeiro

Também serão homenageados os prefeitos: Antonio de Pádua de Brasilândia, João Alfredo de Ribas do Rio Pardo, o Prefeito de Caarapó, André Nezzi, Lucas Foroni de Rio Brilhante, Alan Guedes de Dourados, Gustavo Sprotte de Bandeirantes, Marcos Calderan de Maracaju, Thalles Tomazelli de Itaquiraí, Jeferson Tomazoni de São Gabriel do Oeste e Valdir Luiz Sartor de Deodápolis.

 

O 2.º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, com o apoio fundamental da Assomasul, promete ser um marco na trajetória de modernização administrativa e tecnológica dos municípios sul-mato-grossenses, abrindo novas portas para o futuro da gestão pública.

× Como posso te ajudar?