A XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é um evento emblemático que reúne prefeitos e prefeitas de todo o Brasil para discutir as demandas e os desafios enfrentados pelos municípios. Promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Marcha é um espaço democrático e plural, onde gestores municipais têm a oportunidade de dialogar diretamente com representantes dos Três Poderes e de entidades parceiras, buscando soluções para as questões que impactam diretamente a vida dos cidadãos. Nesta edição, entre os dias 20 e 23 de maio, a Marcha reuniu cerca de 35 prefeitos e prefeitas de Mato Grosso do Sul e aproximadamente dez mil participantes
O municipalismo, que se refere a autonomia e à capacidade de autogestão dos municípios, é um dos principais pilares da democracia brasileira. A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios desempenha um papel fundamental no fortalecimento do municipalismo ao proporcionar um ambiente propício para a troca de experiências, a discussão de políticas públicas e a articulação de ações que visam o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da população.
Para o presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios representa um momento importante para os gestores municipais. ‘É um evento fundamental para podermos apresentar nossas demandas, discutir políticas públicas eficientes e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos nossos municípios’, ressalta Valdir Júnior. Ele enfatiza ainda que a união e a representatividade dos prefeitos sul-mato-grossenses no evento são essenciais para conquistar avanços significativos para as cidades do estado.
Ainda, o presidente complementa: “Além disso, é uma oportunidade única para os gestores se atualizarem sobre as novidades legislativas e judiciais que impactam a gestão pública municipal”, afirmou o gestor.
Por meio de palestras, painéis e debates, os participantes têm acesso a informações atualizadas e relevantes para a tomada de decisões em suas administrações.
Neste ano, a Marcha teve como tema “Pacto Federativo: Um Olhar para a População Desprotegida”, destacando a preocupação com as camadas mais vulneráveis da sociedade. Esse enfoque reafirma o compromisso dos gestores municipais em buscar soluções inclusivas, que promovam a equidade social.
Os temas debatidos com os gestores durante a programação:
- Reforma Tributária
- Redistribuição dos royalties do petróleo, uma pauta que se arrasta há 11 anos no Poder Judiciário
- Pacto Federativo: Um olhar para a população desprotegida
- Desoneração: PEC da sustentabilidade fiscal (Emenda de Plenário à PEC 66/2023)
- Movimento Mulheres Municipalistas
- O Impacto dos Custos dos Programas Federais para os Municípios – Observa Políticas Públicas
- Governo Federal
- Reuniões de bancadas estaduais
- Entre outros
Em suma, a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é um evento de extrema importância para o fortalecimento do municipalismo brasileiro. Ao proporcionar um espaço de diálogo e articulação entre os gestores municipais e os representantes dos Três Poderes, a Marcha contribui significativamente para a construção de políticas públicas mais eficientes e para o fortalecimento da democracia em nosso país.