No segundo dia de palestras promovido pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL) em correalização do SEBRAE/MS, o economista Samy Dana abordou o cenário econômico nacional e os principais desafios para o empreendedorismo no Brasil.
Intitulada como “Perspectivas da Economia Brasileira e o seu município”, a palestra, que reuniu prefeitos, gestores públicos e empresários de diversos setores, trouxe insights sobre como os municípios podem fortalecer suas economias e incentivar a criação de novos negócios, mesmo diante de um cenário econômico desafiador.
Com uma abordagem clara e acessível, Dana explorou os desafios e as oportunidades econômicas que o Brasil enfrenta, destacando como as tendências nacionais podem afetar diretamente o desenvolvimento local e o futuro das cidades.
Ainda, enfatizou sobre a importância de avaliar governos anteriores para a melhor tomada de decisões. “Avaliar o que funcionou e, principalmente, identificar os erros e as falhas de políticas passadas é um passo crucial para construir uma gestão mais eficaz. É uma oportunidade de melhoria e de aprendizado, pois quando olhamos para trás com um olhar analítico, conseguimos evitar a repetição de erros, economizar recursos e trazer mais transparência para a população.” enfatizou o economista.
Finalizou dando um conselho aos antigos e novos gestores. “Quando falamos sobre o papel do prefeito na gestão dos recursos públicos, uma das maiores responsabilidades é saber onde investir de forma estratégica. A escolha dos projetos e das áreas prioritárias não pode ser feita de maneira impulsiva ou sem uma análise profunda. O prefeito deve identificar onde o retorno para o município será mais significativo, levando em conta tanto o potencial de crescimento econômico quanto a sustentabilidade financeira da administração pública.”