O Governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (5) do 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, evento que reúne prefeitos, prefeitas e gestores municipais para discutir os rumos da administração pública estadual e local. Durante sua fala, o governador destacou a importância da integração entre o Estado e os municípios e ressaltou a crescente participação feminina na política, com ênfase nas 13 prefeitas eleitas em Mato Grosso do Sul, um feito que coloca o Estado como líder nacional no número de mulheres à frente da administração municipal.
Riedel iniciou sua intervenção saudando o presidente da a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL), e os prefeitos e prefeitas que assumiram seus mandatos após as últimas eleições. O governador fez questão de destacar as 13 prefeitas eleitas, celebrando a representatividade feminina no cenário político estadual e afirmando que o governo está comprometido em dar apoio a essas lideranças. “Mato Grosso do Sul se orgulha de ser o Estado que mais elegeu prefeitas no Brasil. Essa é uma demonstração de que a política no nosso Estado está mais inclusiva e representativa, o que é fundamental para o fortalecimento da democracia”, afirmou Riedel.
Um dos temas centrais da fala de Riedel foi a importância do programa MS Ativo, uma iniciativa do Governo do Estado que visa aproximar ainda mais os serviços e benefícios do Estado das administrações municipais, promovendo maior integração e efetividade nas ações. O programa é um marco no compromisso do governo em fortalecer o municipalismo e garantir que as políticas públicas do Estado somem e complementam as ações desenvolvidas pelos prefeitos e prefeitas em suas cidades.
“O municipalismo ativo é um pilar da nossa administração. O Estado não pode se desconectar das necessidades dos municípios. Estamos sempre abertos ao diálogo e ao apoio para que possamos, juntos, construir soluções para os desafios que cada município enfrenta”, afirmou Riedel.
Além disso, o governador aproveitou a oportunidade para apresentar os secretários de Estado que compõem sua equipe e detalhou as áreas e pastas de atuação de cada um. “Esses profissionais são os responsáveis por garantir que as políticas públicas do Estado atendam de forma eficiente e eficaz às necessidades da população, trabalhando em sintonia com os municípios”, disse o governador. Abaixo, segue a lista completa e suas respectivas áreas:
- Eduardo Rocha – Secretaria da Casa Civil
- Rodrigo Perez – Secretário de Governo
- Ana Nardes – Secretária adjunta de governo
- Frederico Felini – Secretaria de Administração
- Hélio Queiroz Daher – Secretaria do Estado de Educação
- Maurício Simões Corrêa – Secretaria de Estado de Saúde
- Jaime Verruck – Secretaria de Estado de Meio Ambiente
- Viviane Luiza da Silva – Secretaria da Cidadania
- Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira – Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos
- Marcelo Ferreira Miranda – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura
- Guilherme Alcântara – Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul
- Antônio Carlos Videira – Secretaria de Justiça e Segurança Pública
- Flavio César – Secretaria de Fazenda de Mato Grosso do Sul
- Carlos Eduardo Girão de Arruda – Controladoria-Geral do Estado
- Ana Carolina Ali Garcia – Procuradoria-Geral do Estado
- Eliane Detoni – Escritório de Parcerias Estratégicas