Chapadão do Sul

História

O município de Chapadão do Sul localiza-se na região Nordeste do Estado de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil, com área de 3.823,979 km quadrados.

A região onde hoje se localiza a cidade começou ser povoada na década de 70 com a chegada do Comendador Júlio Alves Martins, que em 1979 adquiriu as terras de Edwino Raimundo Schultz. e Gentil Dalmas e regularizou o loteamento.

A partir do início da década de 80 o povoado deslanchou e foi elevado a distrito em 1.980. A criação do município, desmembrado de Cassilândia e Paranaíba, aconteceu através da Lei nº 768/87, assinada em 23 de outubro de 1987. A primeira eleição para prefeito aconteceu em novembro de 1.988 e a posse em janeiro de 1.989. A Comarca foi instalada em 23/10/1.999 e a 2ª vara em 27/01/2006.

Nosso município começou a se desenvolver graças ao cultivo de arroz, soja e milho. Hoje, consolidado o projeto de agricultura altamente tecnificada, o município possui aproximadamente 140 mil hectares de lavoura e produz soja, algodão, milho, nabo forrageiro, sorgo, milheto, amendoim, girassol, dentre outras culturas, e começa a se destacar ainda na produção da cana-de-açúcar com a instalação de uma usina sucroalcooleira.

Outro destaque é o rebanho bovino, estimado em 250 mil cabeças, onde predomina o gado nelore, fornecedor de matrizes para o cruzamento industrial, praticado nas fazendas de atividade mista, de agricultura e pecuária. Também há no município a criação de suínos e apicultura.

Colonizada por desbravadores vindos de vários cantos do País, principalmente dos estados da região Sul, Chapadão do Sul tem atualmente cerca de 20 mil habitantes. A cidade dispõe de infra-estrutura moderna, sendo centro de região e modelo em áreas importantes como educação e saúde.

O município é um dos mais expressivos Centros Educacionais e de Conhecimento, com campus de ciências agrárias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com quatro cursos – Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia e Pedagogia; e uma Faculdade privada com cursos de administração, ciências contábeis e pós-graduação em gestão pública, gestão empresarial com ênfase em RH e gestão sucroalcooleira. Conta ainda com modernas escolas na rede municipal de ensino, escolas estaduais e particulares.

Na área urbana, casas modernas em estilo arrojado demonstram a riqueza da região e o nível cultural de seus habitantes.

Chapadão do Sul tem qualidade de vida; possui o melhor índice de Desenvolvimento Humano Municipal –IDH-M, o maior Índice de Desenvolvimento Infantil, maior PIB – Produto Interno Bruto, menor índice de mortalidade infantil de Mato Grosso do Sul e o segundo menor Índice de Analfabetismo do Estado.

A cidade é a capital da produtividade agrícola e se destaca ainda como pólo na geração de energia.

Chapadão do Sul, melhor lugar para se viver em Mato Grosso do Sul

Dados Gerais

A População Total do Município era de 19.163,00 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).

 Sua Área é de 3.850,69 km² representando 1,08% do Estado, 0,24% da Região e 0,05% de todo o território brasileiro.

Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,83 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Área Territorial: 3.850,69 km² 
Fonte: IBGE
Ano de Instalação: 1989 
Microrregião: Cassilândia 
Mesorregião: Leste de Mato Grosso do Sul 
Altitude da Sede: 790,00 m 
Distância à Capital: 280,01 Km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

Datas Comemorativas

29 de junho: Dia do Padroeiro São Pedro

23 de Outubro: Aniversário de emancipação politico administrativa

Dados Políticos

Prefeito
JOÃO CARLOS KRUG – PSDB

Vice-Prefeito
JOÃO ROQUE BUZOLI – UNIÃO BRASIL

Prefeitura

Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul – MS

Avenida Seis, 706 – CENTRO – CEP 79560-000

Telefone: 3562-5680

Horário de atendimento: 07:00 às 11:00 das 13:00 às 17:00

Data de Emancipação: 27/10/1987      Comemora – 23/10

Transparência

Institucional

Jurídico

Municípios

Diário Oficial

CONHEÇA NOSSO

MATO GROSSO DO SUL

Escolha ao lado uma cidade e tenha informações como:

  • Dados Gerais
  • Demografia
  • Eleições
  • Educação
  • IDH
  • Perfil Sócio Econômico
CORUMBÁ CO AQUIDAUANA AQ MIRANDA MI ANASTÁCIO AN COXIM CX RIO VERDE DE MATO GROSSO RI ALCINÓPOLIS AL COSTA RICA CR FIGUEIRÃO FI SÃO GABRIEL DO OESTE SG BANDEIRANTES BA CAMAPUÃ CA PARAISO DAS ÁGUAS PA CHAPADÃO DO SUL CH CASSILÂNDIA CL PARANAÍBA PB SELVÍRIA SE TRÊS LAGOAS TL ÁGUA CLARA AG BRASILÂNDIA BR SANTA RITA DO PARDO SR BATAGUASSU BT ANAURILÂNDIA AR RIBAS DO RIO PARDO RP ROCHEDO RO JARAGUARI JG CAMPO GRANDE CG SIDROLÂNDIA SI NOVA ALVORADA DO SUL NA TAQUARUSSU TA NOVA HORIZONTE DO SUL NH JATEÍ JT RIO BRILHANTE RB MARACAJU MA ITAPORÃ IT DOURADINA DR DOURADOS DO CAARAPÓ CP JUTI JU NAVIRAÍ NV ITAQUIRAI IQ ELDORADO EL BODOQUENA BD BONITO BO NIOAQUE NI JARDIM JD PORTO MURTINHO PO BELA VISTA BV CARACOL CC PONTA PORÃ PP ANTONIO JOÃO AJ LAGUNA CARAPÃ LC ARAL MOREIRA AM AMAMBAI AB JAPORÃ JP DOIS IRMÃOS DO BURITI DB TERENOS TE CORONEL SAPUCAIA CS PARANHOS PR TACURU TA SETE QUEDAS SQ IGUATEMI IG MUNDO NOVO MN INOCÊNCIA IN NOVA ANDRADINA NO BATAYPORÃ BP RIO NEGRO RN CORGUINHO CN GUIA LOPES DA LAGUNA GL ANGÉLICA AN IVINHEMA IV FATIMA DO SUL FS VICENTINA VC GLÓRIA DE DOURADOS GD DEODÁPOLIS DE APARECIDA DO TABOADO AT PEDRO GOMES PG SONORA SO LADÁRIO LA

Contato

15 + 11 =

× Como posso te ajudar?