Skip directly to content

Reeleita presidente do Confaz-M/MS, Nídia Penteado defende novo Pacto Federativo

Data: 
18/03/2019 - 09:15
Nídia assina termo de posse (Fotos: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

O Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças do Mato Grosso do Sul), reelegeu Nídia Natachi Penteado, da Prefeitura de Ivinhema, para mais dois anos de mandato.

A eleição ocorreu na última sexta-feira (15), no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, por meio de chapa única.

Nídia recebeu a unanimidade dos votos dos cerca de 70% dos secretários municipais presentes. 

Após o resultado da votação unânime, Nídia agradeceu aos presentes por mais um voto de confiança para que ela possa dar continuidade ao excelente trabalho desempenhado nos dois primeiros anos de mandato, segundo atestam os próprios colegas.

“Agradeço imensamente toda a diretoria e aos colegas secretários pela eleição consensual. Se Deus quiser serão mais dos anos de muito trabalho à frente da entidade”, sintetizou a dirigente, ao pontuar alguns temas importantes a serem discutidos este ano.  

Ela disse que a grande expectativa dos municípios são as mudanças que o país vai enfrentar no âmbito do Congresso Nacional, como as reformas da Previdência e do Pacto Federativo.

“Eu acredito que os municípios vão ter de se aliar para poder discutir esse novo pacto federativo. Isso muito vai contribuir para os municípios, que hoje sofrem com a defasagem da receita. Então, acredito que esse será o grande tema a ser debatido este ano”, previu ela.

Esse e outros assuntos serão amplamente debatidos durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que este ano será realizada de 8 a 11 de abril.  

Questionada sobre a participação do Confaz-M no evento municipalista, Nídia confirmou presença dos secretários municipais de Mato Grosso do Sul no maior ato político da América Latina promovido pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios).

“Com certeza, o Confaz-M/MS vai participar. Recebemos o convite do presidente da CNM, Gladimir Aroldi, e já confirmamos presença. Realmente, vão ser tratados muitos assuntos importantes que não podem passar batido”, acrescentou.  

O diretor Financeiro da Assomasul, Diego Abud, prestigiou o ato de eleição representando o presidente da entidade e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina. 

Nídia durante discurso na abertura dos trabalhos

DIRETORIA ELEITA

Diretoria eleita do Confaz-MS

Além dela, foram eleitos: vice-presidente Itamar Mariani (Chapadão do Sul); 1º secretário, Ildo Furtado de Oliveira (Paraíso das Águas); 2º secretário, Carlos Alberto Heyn (Porto Murtinho); 1º tesoureiro, Wilson Aparecido Santos (Ribas do Rio Pardo); 2º tesoureiro, Sérgio A. Parron Padovan (Campo Grande).

Como coordenador técnico foi eleito o secretário Fabrício da Costa Cervieri (Ponta Porã), e coordenador técnico operacional Renato Peixoto Grubert (Jardim).

Os assessores técnicos eleitos foram Soyla Carla Alves Garcia (Três Lagoas), Sérgio Henrique dos Santos (Naviraí) e Nilson Roberto Peixoto (Terenos).

Como membros titulares do Conselho Fiscal foram eleitos Renato mda Silva Santos (Sidrolândia), Maria Eliza Barbosa Serrou (São Gabriel do Oeste) e Janete Portocarrero (Anastácio).

Ficaram como suplentes do Conselho Fiscal os secretários Emerson Nates de Matos (Nova Andradina), José Belo (Itaquiraí) e Zuila Canepa Matos (Dois Irmãos do Buriti).

O secretário de Fazenda da prefeitura de Campo Grande, Alberto Kalache, ficou como assessor tributário.