Skip directly to content

Nova portaria do Detran-MS estende prazo para inspeção do transporte escolar em MS

Data: 
18/06/2019 - 23:37
Luiz Rocha durante sua fala na Assomasul (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

O diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Nacional de Trânsito de MS), Luiz Rocha, anunciou nesta terça-feira (18), durante assembléia-geral de prefeitos, na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, a edição de nova portaria dilatando o prazo para a inspeção veicular do transporte escolar em Mato Grosso do Sul.

A decisão, que inclui outras medidas importantes, atende a pedido da diretoria da entidade municipalista.

Segundo Luiz Rocha, a nova portaria estende o prazo para inspeção veicular do transporte escolar até 16 de setembro e será feita pelo Detran-MS nos municípios.

Com a medida, a fiscalização de veículos de transporte escolar em Mato Grosso do Sul, que verifica a existência de equipamentos obrigatórios de segurança, agora poderá ser realizada por profissionais legalmente habilitados e não apenas pelas ITL (Instituições Técnicas Licenciadas) e ETP (Entidade Técnica Pública ou Paraestatal).

A portaria, que flexibiliza o processo de inspeção de veículos de transporte escolar no Estado, foi publicada no último dia 3 de junho no Diário Oficial do Estado.

“O Detran-MS vai fazer a inspeção nos ônibus oficiais do transporte escolar nos municípios”, comunicou o diretor-presidente do órgão”, ao ser bastante aplaudido pelos prefeitos e secretários presentes a reunião.

A única dúvida do Detran-MS, segundo Rocha, é saber se há tempo hábil para promover a inspeção veicular em todos os municípios do Estado até o prazo estipulado.

O presidente da Assomasul, Pedro Caravina, elogiou a decisão e agradeceu a Luiz Rocha pela sensibilidade que teve ao entender os problemas das prefeituras, que antes eram obrigadas a deslocarem os ônibus que atuam no transporte escolar para Campo Grande ou outras cidades credenciadas mais distantes para fazer as vistorias.