Skip directly to content

Assomasul participa da 1ª Conferência de Governança Pública e Combate à Corrupção

Data: 
06/05/2019 - 09:00
Conferência será nesta terça-feira

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) participa nesta terça-feira (7) da 1ª Conferência Sul-Mato-Grossense de Governança Pública e Combate à Corrupção - Ferramentas de auditoria, controle e governança na gestão pública eficiente”, que será realizada no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

A realização do evento, que será das 8h às 12h, é do CRA-MS (Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul) e da Rede de Controle da Gestão Pública. 

O evento tem como público-alvo prefeitos, presidente de Câmaras Municipais, gestores municipais, estaduais e federais, secretários municipais e estaduais, vereadores, deputados, senadores, profissionais de Administração, empresas fornecedoras, pesquisadores e acadêmicos.

A primeira edição terá a temática "Auditoria, Controle e Governança na Gestão Pública Eficiente".

De acordo com o Administrador Rogério Bezerra, "o objetivo é reunir profissionais e gestores públicos em um evento que busca disponibilizar ferramentas de gestão que irão ampliam as ações de controle e viabilizar a melhoria do desempenho da administração pública, tornando-a mais eficiente. Será uma troca de conhecimento essencial para os gestores que buscam o sucesso na sua área de atuação".

"É muito importante essa união dos órgãos no compartilhamento de informações e, principalmente, informar o nosso papel no combate à corrupção. As instituições precisam estar atentas aos mecanismos que precisam ser adotados para coibir as práticas ilegais na gestão pública e assim ter uma gestão mais eficiente”, assinala o chefe do Tribunal de Contas da União, superintendência em Mato Grosso do Sul, Tiago Modesto.

Segundo ele, o TCU preparou um relatório sobre as instituições fiscalizadas nos últimos anos e o assunto será abordado no evento.

“Nosso objetivo é fazer o diagnóstico a cada início de legislatura e, junto com esse levantamento, promover ações de qualificação para que todos tenham condições de atuar no combate à corrupção”, enfatiza.

Para o presidente do CRA-MS, Rogério Bezerra, a gestão pública precisa ser executada por profissionais qualificados.

"Sem pessoas corretas em cargos estratégicos, fica muito difícil alcançar os resultados que as instituições precisam. Os ganhos de eficiência na gestão pública possibilitam melhores entregas e beneficiam diretamente toda a sociedade sul-mato-grossense", diz.

O evento contará com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes. "Outros especialistas ainda podem ser confirmados até o dia do evento", reforça o chefe do TCU, Tiago Modesto.

Assinam a mobilização do evento, as instituições: Rede de Controle da Gestão Pública de MS, CRA-MS (Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul), CGM-PMCG (Controladoria Geral do Município de Campo Grande), CGE-MS (Controladoria Geral do Estado), CGU (Controladoria Geral da União), TCU (Tribunal de Contas da União) e TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado).