Skip directly to content

Assomasul cede área ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde

Data: 
07/12/2020 - 11:37
Caravina com a diretoria da Cosems (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

A diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) firmou parceria institucional com o Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) visando à construção de sua sede em espaço cedido pela entidade municipalista.

A cessão de parte da área da Assomasul, localizada em região estratégica de Campo Grande, foi aprovada pela diretoria executiva da entidade no dia 6 de outubro deste ano com objetivo de fortalecer e proporcionar maior efetividade nas ações conjuntas em favor dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Pelo acordo firmado, a obra da sede administrativa da Cosems será construída sem ônus e responsabilidade da Assomasul, além da manutenção do prédio a ser incorporado ao patrimônio da entidade municipalista que já comporta outros conselhos municipais em sua sede própria.

O presidente da Assomasul e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, avalia como importante a cessão do espaço, considerando a ideia de aproximação com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde em torno de maior representatividade de seus pleitos em prol dos municípios do Estado.

Projeto arquitetônico da sede da Cosems 

“Uma das prerrogativas da Assomasul é fortalecer os municípios de Mato Grosso do Sul e, na verdade, o Cosems também faz esse trabalho em favor do municipalismo. Hoje, a Assomasul já comporta em sua estrutura o Confaz-M (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças do MS), o Coegemas (Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social de MS), a Undime-MS (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de MS), e agora o Cosems que, com recursos próprios, pediu a cessão da área para poder ter a sua sede própria junto a Assomasul”, explicou Caravina.

Isso, segundo ele, vai agregar valor e facilitar a comunicação entre a diretoria da Assomasul e a diretoria do Cosems.

“É uma forma de maior proximidade para que as políticas públicas de saúde possam ser implantadas nos municípios com maior eficiência. Então, a importância é aproximar todos os setores da administração pública da Associação dos Municípios que tem entre seu mister esse apoio aos municípios em todas as áreas, assim como a saúde pública”, acrescentou.

No prédio da Assomasul também funcionam três consórcios públicos municipais: Cidema (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), Cidecol (Consórcio Intermunicipal Para o Desenvolvimento da Costa Leste) e Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema), além da parceria com o Cetran-MS (Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e com a Aprefex-MS (Associação dos Prefeitos e Ex-Prefeitos de MS) a partir de janeiro.