Zé Cabelo fala durante o evento

Zé Cabelo fala durante o evento (Foto: Edson Ribeiro)

Willams Araújo

O diretor-executivo da Assomasul e ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Domingues Ramos (Zé Cabelo), advertiu nesta quinta-feira (6), ao discursar durante o 13º Fórum Estadual Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação de MS, sobre os desafios que os novos gestores públicos têm pela frente com o setor nesse momento de crise do país e defendeu a parceria institucional como forma melhorar o ensino público de um modo geral.

Representando o presidente da entidade, Pedro Caravina, que não pôde participar do evento promovido pela Undime/MS (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul) devido a compromissos assumidos anteriormente, Zé Cabelo disse que a Assomasul está à disposição dos secretários municipais de Educação para tratar de questões relacionadas ao setor.

Ao falar na presença da secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota, o dirigente enalteceu a parceria com o governo, destacando, entre outros pontos, a assinatura do convênio para manutenção do transporte escolar, cujo decreto com os valores reajustados pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado.

A pedido da Assomasul, o governo reajustou em 16,96% o repasse do transporte escolar para o atual ano letivo.

Apesar das demandas e do alto custo para a manutenção do transporte escolar, o reajuste concedido pelo governo agradou a diretoria da entidade, no momento em que os prefeitos lutam para recuperar a receita em declínio em decorrência da crise econômica que atravessa o país devido a uma série de fatores negativos que acabam refletindo diretamente nas finanças municipais.

“Os desafios e as possibilidades são muitas, principalmente para os novos secretários municipais de Educação. Nós temos experiência de prefeitura, mas nosso papel é lutar por uma educação cada vez melhor”, pontuou o diretor-executivo da Assomasul, ao transmitir a preocupação do presidente Caravina sobre o atual momento, no qual os municípios enfrentam dificuldades, contudo, deixou a entidade à disposição dos gestores públicos para o encaminhamento das discussões voltadas a Educação.

Segundo ele, a Assomasul irá colaborar com os secretários municipais na questão de eventuais pendências documentais visando o recebimento de recursos como parte do convênio do transporte escolar.

Participaram do ato, a presidente da Undime/MS, Emanuelina Arantes Cabral, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júnior Mochi (PMDB), a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota, André Lemes da Silva, dirigente municipal do RS, entre outras autoridades ligadas à área educacional.

FÓRUM

Promovido pela Undime/MS, o 13º Fórum Estadual Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação de MS terá sequência nesta sexta-feira com a eleição da diretoria da entidade e tem como objetivo propiciar ao dirigente e sua equipe técnica formação e orientação para implementar e gerir as políticas públicas educativas que garantam o desenvolvimento físico, social, econômico, político e cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos de seu município.

O tema deste ano é “O Cotidiano do Gestor: Desafios e Possibilidades”.